RESUMO - O TRILHAR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA REDE EPT

Efraim de Alcântara Matos*

Marcelo de Souza Medeiros; Marcelo Bezerra de Morais

*IFCE - E-mail: efraimmat@gmail.com


Este trabalho propõe desenvolver uma compreensão sobre como a rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem contribuído para a formação específica de professores de Matemática, buscando mapear essa formação em nível superior do curso de Licenciatura em Matemática nas instituições vinculadas a essa rede na região do nordeste brasileiro. Para isso, é traçado um contexto histórico sobre a rede, alicerçando as compreensões sobre o trabalho e a educação profissional em Ciavatta e Ramos (2012), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Frigotto (2006, 2009, 2011) de forma a entender a relação dialógica e dialética entre eles. A proposta do mapeamento possibilita caracterizar a metodologia da pesquisa como de abordagem qualitativa, de natureza básica e exploratória quanto aos objetivos; é produzido a partir de Biembengut (2008), categorizando os cursos por estado da região, instituição pública que o oferta, quantidade de cursos e modalidade de ensino em que é disponibilizada. O levantamento foi feito a partir do sistema e-MEC (MEC, 2020) e dados do Censo do Ensino Superior INEP (2015, 2019). O IFCE se destaca ao oferecer 15 cursos, considerando modalidade presencial e à distância, sendo o IFS o que menos oferece, dispondo de apenas um curso. Em quase todos os cursos disponíveis, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade à distância, a carga horária destinada aos processos formativos é bem maior que a carga mínima exigida, evidenciando uma preocupação com a “bagagem” acadêmica que esse profissional deve ter para enfrentar os desafios que o mundo do trabalho vai apresentar. A oferta dos cursos de licenciatura em Matemática pelas instituições ligadas à rede EPT atende a proposições de ampliação do número de professores nas cidades distantes das capitais dos estados, seja presencial ou EaD.


Palavras-chave: EPT; Licenciatura em Matemática; Mapeamento.


Comentários

  1. Olá, prezados pesquisadores! Quais problemas de pesquisa norteiam a investigação de vocês?
    "A oferta dos cursos de licenciatura em Matemática pelas instituições ligadas à rede EPT atende a proposições de ampliação do número de professores nas cidades distantes das capitais dos estados, seja presencial ou EaD". De acordo com as pesquisas realizadas, essa proposição vem sendo atendida de forma satisfatória?

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  2. Olá Francisco Carlos, buscamos compreender como a rede EPT tem contribuído para ampliar a oferta e a formação de professores para atuarem em áreas específicas, inclusive nas cidades do interior do nordeste.

    Percebemos que houve crescimento no número de profissionais para atuar nas áreas específicas nessa região, fato que segue o caminhar da rede EPT pelo país e interiorização do ensino superior em IES.

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