RESUMO - OS 10 ANOS DE PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: OS CAMINHOS (DES)TRILHADOS PARA UM FUTURO (IN)CERTO
Patrícia da Silveira*
Sandra Regina de Oliveira Garcia
*IFPA - E-mail: patricia.silveira@ifpr.edu.br
De acordo com as diretrizes apresentadas no Art 1º do Decreto n° 6.095/2007 do Ministério da Educação (MEC) os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são destinados à oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, atendendo, inclusive ao público da educação de jovens e adultos (EJA/EPT), sendo determinada a partir do Art. 7° da lei 11.892/2008. Neste sentido, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) foi implementado na Rede Federal desde sua criação. Assim, considerado esse histórico de dez anos (2009-2019) de Institutos Federais, o presente artigo buscou compreender o processo de implementação deste programa no Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Paraná - IFPR. Para tal, constitui o corpus deste trabalho os documentos oficiais, tais como as leis referentes à rede federal e ao programa, assim como as atas de reuniões de gestores/dirigentes do IFPR e das reuniões de elaboração dos projetos pedagógicos de curso PROEJA, os planos de desenvolvimentos institucionais e o relatório de gestão 2019 desta instituição. A partir das análises destes documentos sob a luz do materialismo dialético, é possível apontar que, a ausência de registros documentais sobre o processo de implantação e implementação do PROEJA no IFPR, além da pouca adesão dos campi no compromisso de oferta de cursos nesta modalidade em seus planejamentos, demonstra um descompromisso com os princípios e finalidades dos Institutos Federais, uma vez que os índices desta oferta não ultrapassam 0,1% na instituição. A ausência documental da história do PROEJA no IFPR, além de dificultar a compreensão deste histórico, impede ações interventivas para a melhoria na oferta de PROEJA na instituição. Portanto ressalta-se o papel dos gestores na construção, avaliação, controle e manutenção do planejamento de desenvolvimento institucional (PDI) que se destina a nortear as ações dos campi e da instituição no cumprimento da referida lei de criação dos IFs. Para finalizar, destaca-se que no atual PDI 2019 – 2023 do IFPR, há um compromisso expressivo dos campi na oferta de PROEJA, possibilitando, dessa forma, a elaboração de um planejamento estratégico para avaliar e monitorar as ações referentes a (re)implantação e (re)implementação desta modalidade na instituição.
Palavras-chave: PROEJA – IFPR; Implantação; Implementação.
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