RESUMO - OS ESTUDOS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO RIO GRANDE DO NORTE: POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA

Valdicley Euflausino da Silva*

*UERN - E-mail: valdicley_bambucha@yahoo.com.br


A presente investigação apresenta uma análise dos estudos africanos e afrodescendentes em materiais didáticos de Ensino Religioso do Rio Grande do Norte. Historicamente, o Componente Curricular que envolve mais conflitos no sistema educacional público brasileiro é o Ensino Religioso. Contudo, desde a postura didática e pedagógica tomada a partir do final dos anos de 1990, a área de conhecimento, herdeira direta do período colonial, busca desvincular a postura confessional e abordar os sistemas religiosos e de crenças em suas múltiplas manifestações. Nesse sentido, desde a década de 1970, dentro dos processos formativos de professores de ER do Estado do RN, foram produzidos materiais didáticos como subsídios pedagógicos para a formação de professores e a consequente elaboração didática das aulas. Os objetos pedagogos produzidos foram: A Cartilha de Deus (1981), a Proposta Curricular de Ensino Religioso (1994), os Cadernos Pedagógicos de Ensino Religioso, em seus volumes I e II (2001. 1º edição) e os Cadernos Pedagógicos de Ensino Religioso, em seus volumes I e II (2009. 2º edição). A analítica empreendida constatou que as lacunas existentes acerca das temáticas africanas e afrodescendentes são imensuráveis em todos os objetos pedagógicos. A Cartilha de Deus, a Proposta Curricular de Ensino Religioso e os Cadernos Pedagógicos de Ensino Religioso (2001) não apresentem nenhuma menção em relação aos estudos das ancestralidades negras. Encontram-se algumas perspectivas sobre as temáticas na segunda edição dos Cadernos Pedagógicos de Ensino Religioso (2009). Contudo, é notória a deficiência de informações básicas sobre os conhecimentos africanos e afro-brasileiros. As conclusões apontam que apesar de implementadas as Leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem a inserção da História e Cultura Afro-brasileira nos currículos de ensino, os materiais didáticos apontam epistemicídios, ou seja, apagamentos e silenciamentos acerca das produções de conhecimentos das ancestralidades dos múltiplos povos negros e afrodescendente. Deste modo, buscamos dentro do horizonte crítico-analítico desvincular as posturas de apagamentos históricos e culturais dos materiais didáticos de ER do RN, acenando para uma postura antirracista em prol de práticas e materiais formativos que indique noções mínimas sobre questões da ancestralidade africana e afrodescendente para a formação do docente em ER no Estado.


Palavras-chave: Estudos africanos; Estudos afrodescendentes; Materiais didáticos; Ensino Religioso; Antirracismo.


Comentários

  1. Boa noite!

    As Leis 10.639/03 e 11.645/08 são verdadeiros marcos na Educação brasileira, mas infelizmente seus efeitos ainda não são vistos em boa parte dos materiais didáticos, nas salas de aula e em discussões entre docentes e discentes. Dessa forma, pesquisas como a sua são de fundamental importância para se detectar quais são as lacunas existentes, por que elas ainda permanecem e quais as ações que devem ser tomadas para diminuí-las cada vez mais.
    Segundo o texto, o material didático mais recente é do ano de 2009. Dessa forma, gostaria de saber se atualmente tem algum que está em processo de produção já com uma ênfase maior no cumprimento das Leis mencionadas acima.

    Ancherlle Fernandes da Silva Filho

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  2. Olá, Valdicley! Parabéns pelo trabalho desenvolvido. Gostaria de conhecer as suas respostas para os questionamentos formulados por Ancherlle.

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