RESUMO - OS JORNAIS, AS FOTOGRAFIAS E A LITERATURA MEMORIALISTA: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DOMÉSTICA EM POUSO ALEGRE/MG (1917-1945)

 Giovane Silva Balbino*

*UNICAMP - E-mail: giovanesilvabalbino15@yahoo.com


Apresentamos o fruto do trabalho de dissertação em educação, na Faculdade de Educação da Unicamp, esse trabalho teve como fontes histórias, os jornais, as fotografias e as obras literárias (memorialistas) e foram coletadas no Museu Municipal Tuany Toledo em Pouso Alegre/MG. A pesquisa teve como ponto de partida, os estudos sobre a Escola Profissional Delfim Moreira (criada 1917), da Escola Doméstica Santa Terezinha (criada em 1929), além do Orfanato Nossa Senhora de Lourdes (criada em 1920), pertencentes a Igreja Católica e ofereciam capacitação profissional e doméstica aos meninos e meninas das classes “desfavorecidas” respectivamente. Dos jornais coletados e analisados foram: Munícipio, A Gazeta de Pouso Alegre, A Semana Religiosa, O Trabalho e A Razão; também encontramos fotografias das instituições educacionais e das obras memorialistas, como a obra de Octávio Gouveia de Miranda: “A História de Pouso Alegre”; “Uma História Que Já Vai Longe” de Alvarina Amaral de Oliveira Toledo e “Estórias do Mandu” de Eduardo Amaral de Oliveira Toledo. O material de imprensa analisamos conforme as orientações de Alice Beatriz da Silva Gordo Lang (1999), observando (1) a orientação do jornal, pois ela representa interesses de seu grupo social; (2) a posição da notícia ou artigo no jornal (editorial, manchete, pequena notícia, comentários); (3) artigo assinado ou não; (4) versões sobre o mesmo fato; (5) fichamento da notícia, além de problematizar a imprensa periódica e a sua manifestação das ideais das elites, através das concepções teóricas de Cruz (2000). As fotografias coletadas tiveram um padrão definido, voltadas para os prédios dos estabelecimentos de ensino e exclusivamente aos alunos (as) nas oficinas manuais, essas fotografias foram analisadas, conforme as orientações teóricas de Kossoy (2001), Lissovsky (1983) e Peter Burke (2004). As obras memorialistas permitiam as análises e compreensão do poder da memória e das relações sociais assentadas nessas instituições educacionais, basicamente essas obras foram cuidadosamente analisadas sob as direções de Santos (2009) e Camilotti; Naxara (2009). Os possíveis resultados são as relações sociais entre as elites religiosas e políticas pouso alegrense, em colaboração na organização e manutenção desses espaços educacionais destinados a formação de trabalhadores (as) para os primórdios da industrialização e da educação religiosa proposta pelo clero local. A conclusão deste estudo buscará enfatizar o papel das fontes históricas nas pesquisas referente a história da educação profissional no Brasil e como esses recursos podem trazer informações sobre essas instituições educacionais, nesse caso, estávamos observando a cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, de qualquer forma, essa pesquisa teve esse arcabouço documental, como importante para a compreensão histórica desse período.


Palavras-chave: Educação profissional; Fontes históricas; Pouso Alegre/MG.


Comentários

  1. Olá Giovane, tudo bem? Parabéns por sua pesquisa. eu sou mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Meu projeto também pretende analisar o período de criação de uma escola utilizando notícias publicadas em jornais e fiquei interessada na sua referência para análise do material de imprensa a partir de Alice Beatriz da Silva Gordo Lang (1999). Você pode compartilhar esta referencia comigo, por gentileza? Sucesso para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CRUZ, Heloisa Faria de São Paulo em papel e tinta periodismo e vida urbana São Paulo/SP EDUC:FAPESP Arquivo do Estado de São Paulo Imprensa Oficial SP, 2000.

      LANG Alice Beatriz da Silva Gordo Documentos e depoimentos na pesquisa histórico sociológica. In: LANG, Alice Beatriz da Silva Gordo et al ..(Org) Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo: CERU, 1999.

      Espero ter ajudado! Usei essas referências, também usei essa.

      CAPELATO, Maria Helena. Imprensa e História do Brasil. São Paulo/SP: Contexto/EDUSP, 1988.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA