RESUMO - OS JORNAIS, AS FOTOGRAFIAS E A LITERATURA MEMORIALISTA: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DOMÉSTICA EM POUSO ALEGRE/MG (1917-1945)
Giovane Silva Balbino*
*UNICAMP - E-mail: giovanesilvabalbino15@yahoo.com
Apresentamos o fruto do trabalho de dissertação em educação, na Faculdade de Educação da Unicamp, esse trabalho teve como fontes histórias, os jornais, as fotografias e as obras literárias (memorialistas) e foram coletadas no Museu Municipal Tuany Toledo em Pouso Alegre/MG. A pesquisa teve como ponto de partida, os estudos sobre a Escola Profissional Delfim Moreira (criada 1917), da Escola Doméstica Santa Terezinha (criada em 1929), além do Orfanato Nossa Senhora de Lourdes (criada em 1920), pertencentes a Igreja Católica e ofereciam capacitação profissional e doméstica aos meninos e meninas das classes “desfavorecidas” respectivamente. Dos jornais coletados e analisados foram: Munícipio, A Gazeta de Pouso Alegre, A Semana Religiosa, O Trabalho e A Razão; também encontramos fotografias das instituições educacionais e das obras memorialistas, como a obra de Octávio Gouveia de Miranda: “A História de Pouso Alegre”; “Uma História Que Já Vai Longe” de Alvarina Amaral de Oliveira Toledo e “Estórias do Mandu” de Eduardo Amaral de Oliveira Toledo. O material de imprensa analisamos conforme as orientações de Alice Beatriz da Silva Gordo Lang (1999), observando (1) a orientação do jornal, pois ela representa interesses de seu grupo social; (2) a posição da notícia ou artigo no jornal (editorial, manchete, pequena notícia, comentários); (3) artigo assinado ou não; (4) versões sobre o mesmo fato; (5) fichamento da notícia, além de problematizar a imprensa periódica e a sua manifestação das ideais das elites, através das concepções teóricas de Cruz (2000). As fotografias coletadas tiveram um padrão definido, voltadas para os prédios dos estabelecimentos de ensino e exclusivamente aos alunos (as) nas oficinas manuais, essas fotografias foram analisadas, conforme as orientações teóricas de Kossoy (2001), Lissovsky (1983) e Peter Burke (2004). As obras memorialistas permitiam as análises e compreensão do poder da memória e das relações sociais assentadas nessas instituições educacionais, basicamente essas obras foram cuidadosamente analisadas sob as direções de Santos (2009) e Camilotti; Naxara (2009). Os possíveis resultados são as relações sociais entre as elites religiosas e políticas pouso alegrense, em colaboração na organização e manutenção desses espaços educacionais destinados a formação de trabalhadores (as) para os primórdios da industrialização e da educação religiosa proposta pelo clero local. A conclusão deste estudo buscará enfatizar o papel das fontes históricas nas pesquisas referente a história da educação profissional no Brasil e como esses recursos podem trazer informações sobre essas instituições educacionais, nesse caso, estávamos observando a cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, de qualquer forma, essa pesquisa teve esse arcabouço documental, como importante para a compreensão histórica desse período.
Palavras-chave: Educação profissional; Fontes históricas; Pouso Alegre/MG.
Olá Giovane, tudo bem? Parabéns por sua pesquisa. eu sou mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Meu projeto também pretende analisar o período de criação de uma escola utilizando notícias publicadas em jornais e fiquei interessada na sua referência para análise do material de imprensa a partir de Alice Beatriz da Silva Gordo Lang (1999). Você pode compartilhar esta referencia comigo, por gentileza? Sucesso para você!
ResponderExcluirCRUZ, Heloisa Faria de São Paulo em papel e tinta periodismo e vida urbana São Paulo/SP EDUC:FAPESP Arquivo do Estado de São Paulo Imprensa Oficial SP, 2000.
ExcluirLANG Alice Beatriz da Silva Gordo Documentos e depoimentos na pesquisa histórico sociológica. In: LANG, Alice Beatriz da Silva Gordo et al ..(Org) Reflexões sobre a pesquisa sociológica. São Paulo: CERU, 1999.
Espero ter ajudado! Usei essas referências, também usei essa.
CAPELATO, Maria Helena. Imprensa e História do Brasil. São Paulo/SP: Contexto/EDUSP, 1988.
Grata pelo retorno!
ResponderExcluir