RESUMO - A PESQUISA HISTÓRICA SOBRE A REDE FEDERAL DE EPT: PRODUÇÃO ACADÊMICA E OS ‘LUGARES DE MEMÓRIA’’ NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Lêda Cristina Correia da Silva*
Solange Lopes de Alencar
*IFPE - E-mail: ledasilva@recife.ifpe.edu.br
Percorrendo uma linha histórica desde sua fundação como Escola de Aprendizes Artífices, nos longínquos anos de 1909, chegando até a atualidade como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, buscou-se fazer um levantamento da produção bibliográfica sobre o processo histórico de formação dessa instituição que conta já com 111 anos de existência. Tendo se iniciado oficialmente com a presidência de Nilo Peçanha, através do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, as escolas estavam voltadas aos “desvalidos da fortuna”, filhos e filhas da classe trabalhadora. As Escolas de Aprendizes Artífices receberam seus primeiros estudantes a partir de 1910, em instalações próprias ou cedidas para esse fim. Desde então, tal estrutura escolar, passou por diversas mudanças em sua estrutura organizacional e de ensino culminando, em sua última alteração, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia através da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que instituiu naquele momento a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Assim, objetivamos apresentar um levantamento da produção bibliográfica sobre a história da rede federal de educação profissional e tecnológica e dos processos de preservação da memória que têm sido encetados em alguns institutos federais. Quais são as produções bibliográficas e pesquisas existentes sobre a história desta rede federal em EPT? Como as memórias sobre as instituições que compõem esta rede são preservadas? Para tanto, tomamos a pesquisa bibliográfica em bases de dados e repositórios digitais e a pesquisa nos sites institucionais como procedimento de pesquisa. É possível observar uma retomada das pesquisas acadêmicas sobre a educação na Rede EPT a partir dos anos 2000 cujo resultado são dissertações e teses que têm o período referente às Escolas de Aprendizes Artífices como centralidade das pesquisas. Esses trabalhos, em sua maioria, têm como referência Celso S. Fonseca, Luiz Antônio Cunha e Manoel Jesus Soares, em cujas produções sobressaem ainda apontamentos de fontes e dados extraídos de documentos oficiais, isto é, produzidos pelas instituições e pelos órgãos de controle, como os de Educação e Fazenda. No âmbito institucional, esta pesquisa evidenciou a existência de ações de preservação e divulgação das memórias da educação profissional na rede EPT especialmente nas comemorações do centenário. A constituição de “lugares de memória” precedeu este momento celebrativo, porém, a criação destes espaços tem sido intensificada especialmente nos últimos anos, por meio de projetos, programas e espaços voltados à preservação, pesquisa e valorização da história institucional: são núcleos, centros de memória e memoriais em vários institutos federais que salvaguardam e buscam divulgar uma história que envolve os diversos sujeitos do processo educativo e que se faz presente na história da educação brasileira há mais de um século.
Palavras-chave: Memória; História; Escolas de Aprendizes Artífices; História da Educação.
Comentários
Postar um comentário