RESUMO - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CURSOS DE LICENCIATURA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL

José Wegino dos Santos Saturnino (Bolsista PIBIC/FECOP/URCA)*

Cicera Sineide Dantas Rodrigues; Maria Gislayne Borges Maia

*URCA - E-mail: wegino.santos@gmail.com


O estudo consiste em um recorte do projeto de Iniciação Cientifica intitulado Docência universitária e práticas em licenciaturas da URCA: Narrativas discentes. A temática da pesquisa está relacionada à formação e ao trabalho pedagógico do professor do Ensino Superior, mais especificamente à pedagogia universitária. O objetivo central da investigação está na análise das narrativas dos educandos sobre práticas pedagógicas desenvolvidas em cursos de licenciatura da Universidade Regional do Cariri (URCA), destacadas por eles como significativas para o seu processo de aprendizagem. A problemática da investigação pode ser traduzida na seguinte pergunta: Quais práticas pedagógicas desenvolvidas em licenciaturas da URCA os estudantes da pesquisa consideram significativas para a sua formação profissional docente? A abordagem metodológica do estudo se orienta por bases qualitativas da pesquisa. Na fase inicial do estudo foi aplicado questionários semiestruturados com estudantes dos semestres finais de 12 licenciaturas da instituição em pauta, com o objetivo de mapear práticas pedagógicas assinaladas pelos alunos como as usualmente utilizadas pelos professores em seus cursos de formação, destacando-se as que eles consideram mais importantes para a aprendizagem da docência. A investigação em curso está em fase de transição para a etapa final da pesquisa, em que será realizada entrevista aberta com uma amostra destes estudantes para a escuta de suas  narrativas acerca das práticas apontadas por eles, na primeira fase do estudo, como as mais significativas para sua formação profissional, com o objetivo de conhecer a visão dos estudantes acerca da docência universitária e das práticas pedagógicas desenvolvidas a partir de uma reflexão de sua formação enquanto aluno. Nos resultados da primeira fase da pesquisa pode-se verificar, através dos dados coletados, quais são as práticas pedagógicas mais utilizadas pelos professores de licenciaturas da URCA, nos aproximando das metodologias identificadas como as mais significativas e as menos significativas para aprendizagem, além de elencar os principais recursos utilizados pelos docentes em suas aulas no contexto pesquisado. Na etapa em desenvolvimento pretendemos fortalecer estudos já existentes acerca da formação e do trabalho pedagógico docente no ensino superior. Nesse sentido, promove o entendimento da importância de escutar as narrativas dos discentes das licenciaturas sobre o papel dos professores universitários em sua formação profissional. A pesquisa evidencia ainda que o ato de ensinar na Universidade transborda o mero repasse de conteúdos, pois a prática dos docentes formadores expressa saberes tácitos que são incorporados pelos discentes e podem se refletir na formação destes para a docência.


Palavras-chave: Formação de professores; Docência Prática Pedagógica; Narrativas Discentes


Comentários

  1. Prezadas autoras, parabéns pela pesquisa. Seria possível comentar/relatar quaiss são são as práticas pedagógicas mais utilizadas pelos professores de licenciaturas da URCA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Gislene, A pesquisa teve um universo de 137 alunos em sua fase inicial e a partir dos dados coletados através de questionários , onde eles poderiam apontar mais de uma das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala temos de acordo com os dados: 1 - práticas pedagógicas (metodologias) frequentemente utilizadas por seus professores durante sua experiência de estudante universitário (73% aulas expositivas; 82,5% aulas expositivas dialogada; 82,5% debates e discussões; 73,7% atividades em grupo; 83,9%seminários; 62,8% dinâmicas de grupo; 61,3% pesquisa; 67,2% aulas práticas; 0,7% projetos , aula de campo, apresentações fora da instituição, dinâmica individual e residência).

      Excluir
    2. Olá José, muito obrigada por compartilhar os resultados da pesquisa. Abraços

      Excluir
  2. Caros José Wegino, Cicera Cineide e Maria Gislayne, como um corolário da pergunta da colega Gislene, vocês poderiam adiantar quais foram as práticas pedagógicas dos professores identificadas como as mais significativas e as menos significativas para aprendizagem pelos estudantes pesquisados?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! José Geraldo podemos sim. Dentro do universo dos 137 alunos das 12 licenciaturas participantes na fase inicial da pesquisa com a resolução dos questionários tivemos os dados apresentados a partir dos seguintes questionamentos onde eles poderiam marcar mais de uma proposição: 17 - Dentre as práticas pedagógicas indicadas na questão anterior, qual você considera mais interessante e que contribui para sua aprendizagem? (Debates e discussões 47,4%; Aulas Práticas 31,4%; Aulas expositivas dialogadas 29,2%; pesquisa 20,4%; seminários 16,8%; Aula expositiva 12,4%; Atividade em grupo 10,9%; Dinâmicas de grupo 13,1%; projetos pedagógicos 0,7%; nenhum 2,2% e a questão 18 - E qual das práticas pedagógicas indicadas você considera manos interessante para sua aprendizagem? tivemos Aula expositiva 34,3%; seminários 22,6%; Dinâmicas de grupo 10,9%; Debates e discussões 2,9%; Aula expositiva dialogada 1,5%; provas 0,7%; aulas práticas 2,2%; pesquisa 3,6% Atividade em grupo 5,8%; Todas são importantes 0,7%; nenhuma 18,3%)

      Excluir
    2. Obrigado pelo retorno José Wegino e parabéns pela pesquisa!

      Excluir
  3. Caros autores, parabenizo-os pela pesquisa desenvolvida. Fiquei surpresa com o percentual apresentado das aulas de campo. Em minha cidade as alunas ficam super envolvidas nas aulas de campo junto com as crianças e seus professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Jussara pois é imagino as aulas de campo sempre são importantes e estimuladoras, no entanto acreditamos que o índice tão baixo se der pelo fato das condições da universidade em si. Como a pesquisa foi em uma universidade pública e estadual sabemos do elevado descaso e pouco investimento, diferente do que acontece nas Federais e Privadas. Dessa forma pensamos que o baixo indicativo se dar por esse fator pois a maior parte de aulas de campo são custeadas do bolso dos próprios alunos e se tornam bastante caras e acaba por ser evitada e nosso público de estudantes das licenciaturas em sua grande maioria são alunos com poucas condições financeiras até mesmo para manter sua estadia durante o curso.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA