RESUMO - PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA APOIADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDO

Adriano dos Santos Moraes*

*IFBA - E-mail: adriano.moraes2013@gmail.com


Com o objetivo de avaliar em que medida a Teoria da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), em seus elementos teóricos e históricos, colabora com a função social da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, realizou-se uma criteriosa revisão integrativa de literatura na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os temas de pesquisa sobre a Pedagogia Histórico-Crítica foram analisados em 55 artigos publicados em 32 periódicos e classificados nas categorias: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, Concepção e Desenvolvimento de Currículo Escolar, Ensino e  Aprendizagem na Atividade Pedagógica, Dimensões filosóficas da  Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Cidadania, Educação e Desenvolvimento Econômico, Educação Escolar para Alunos com Deficiência Intelectual, Educação Pública como Direito Social, Formação Continuada de Professores, Pedagogia Histórico-Crítica e Movimentos Sociais e Tecnologias da Informação e da Comunicação; nos métodos: qualitativos (89%), quantitativos (7%), qualiquantitativos (4%),  e nos níveis de análise: micro-nível (27%), médio alcance(“33”%), e macro-level (40%). A literatura pesquisada evidenciou que a formação do trabalhador exige que se estabeleça uma articulação entre a educação profissional e o mundo da produção e do trabalho. Entretanto, no momento histórico atual, as políticas para a educação profissional e tecnológica colocam-se para além do fator econômico. Daí a relevância de buscar relacionar as variáveis educação e trabalho, em busca de novas políticas de inclusão social país. Neste contexto, concluiu-se que a Pedagogia Histórico-Crítica  constitui-se em um instrumento válido para que educadores compreendam a educação como possibilidade de contribuir para o processo de transformação da sociedade, diante da necessidade de discutir o contexto contemporâneo da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, na medida que a Pedagogia Histórico-Crítica busca expor o modo como as relações de poder e desigualdade (social, cultural e econômica) se manifestam das mais variadas formas e são postas em questão na educação formal e informal.


Palavras-chave: Pedagogia Histórico-Crítica; Educação Profissional e Tecnológica; Revisão Integrativa de Literatura e Tendencias Pedagógicas.

Comentários

  1. É necessário e relevante buscar relacionar as variáveis educação e trabalho, em busca de novas políticas de inclusão social país.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Olá Adriano, tudo bem?

    Gostaria de saber quais os conceitos de educação e trabalho presentes nos trabalhos publicados na SciELO ? E qual/quais aporte teórico subsidia a sua análise?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A categoria Tendência Histórico-Crítica foi proposta por Saviani (1991) ao iniciar as
      discussões sobre uma Pedagogia histórico-crítica, em contraposição às teorias crítico-
      reprodutivistas, com o referencial da Teoria da Curvatura da Vara – que é baseada na metáfora “Para consertar uma vara torta não basta trazê-la para a posição correta. É necessário vergá-la para o lado oposto”, uma analogia criada por Lênin, por ocasião da Revolução Russa, quando foi rotulado de extremista e radical. Com a proposta, tida ainda como embrionária à época, o autor fala de o fato de que “justamente que com essa inflexão a vara atinja o seu ponto correto, [...] esse que não está também na pedagogia tradicional, mas está justamente na valorização dos conteúdos que apontam para uma pedagogia revolucionária; [...]” (SAVIANI, 1991, p. 62).

      Excluir
    2. A categoria educação como ontológica tem uma realidade objetiva que vem se transformando historicamente ao longo do desenvolvimento da humanidade. Nesse sentido, é possível entender a educação como um fenômeno real, objetivo e que precisa ser compreendido no seu desenvolvimento histórico. A compreensão da educação como categoria reflexiva, ou seja, categoria pensada, teórica, científica, consiste em tratá-la como objeto de pesquisa no bojo das transformações históricas.

      Excluir
  3. A Pedagogia Histórico-Crítica  constitui-se em um instrumento válido para que educadores compreendam a educação como possibilidade de contribuir para o processo de transformação da sociedade, diante da necessidade de discutir o contexto contemporâneo da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e necessária essa avaliação quanto à em que medida a Teoria da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), em seus elementos teóricos e históricos, colabora com a função social da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil!

    ResponderExcluir
  5. No momento histórico atual, as políticas para a educação profissional e tecnológica colocam-se para além do fator econômico, daí a viabilidade da PHC!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA