RESUMO - A RECUSA DA ESCOLA E A SAUDADE DO ENGENHO

Juscelino Barros da Silva Filho*

*UFRN - E-mail: juscelinobarrosfilho@yahoo.com.br


Pretendemos analisar algumas significações espaciais literárias. O espaço escolar no romance de José Lins do Rego, Doidinho (1933), apresenta significações espaciais relacionadas a uma visão de mundo senhorial das elites Nortistas. Nossa pretensão é problematizar tais significações presentes em romances que foram elaborados na temática memorialística da educação dos primeiros anos de José Lins, e na medida do possível também relacionamos com a produção de alguns intelectuais do Nordeste. Mostraremos as relações de poder e de saber relacionadas a emergência de um discurso pejorativo do espaço escolar da infância, em especial, a partir de uma análise da literatura de José Lins do Rego. A análise das dimensões simbólicas dos espaços requer o princípio da historicidade. Os significados atribuídos a uma espacialidade são forjados sempre a partir de dadas condições históricas, produzidas em determinados momentos. Um ambiente histórico está sempre proporcionando espacialidade. Podemos tratar a dimensão simbólica dos espaços analisando não só as imagens construídas ou seus significados, mas, sobretudo, o ambiente onde foram construídas. Investigar os espaços é também reconstruir as condições de possibilidade que permitiram suas valorações de uma determinada maneira. Pretendemos partir destas literaturas e desses simbolismos para pensar uma determinada sensibilidade saudosista do passado senhorial do ponto de vista político. Tal pesquisa tem por objetivo fazer uma história das mentalidades e das sensibilidades. A conclusão deste artigo nos leva a pensar na relação que os espaços literários possuem com as relações de poder travadas no ambiente histórico de quem as elaborou, as significações espaciais sejam elas ficcionais ou não fazem parte da teia de relações sociais que estamos inseridos. Os significados que damos aos espaços, nos servem até mesmo como parâmetros referenciais aos nossos passos, servindo então como base para nossas ações.


Palavras-chave: Espaço; Escola; Construção Simbólica.


Comentários

  1. Olá Juscelino, boa tarde!

    Qual o aporte teórico utilizado para a análise da história das mentalidades e das sensibilidades, bem como para o conceito de poder nesta pesquisa historiográfica? Qual a representação de José Lins do Rego na constituição do espaço escolar com base no romance "Doidinho" (1933)? Quais outros intelectuais do Nordeste você estabeleceu relação com a análise da obra de José de Lins? São do mesmo recorte temporal?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA