RESUMO - A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Jéssica Souza Martins*

Francinaide de Lima Silva Nascimento; Olívia Morais de Medeiros Neta

*IFRN - E-mail: jssc.martins@hotmail.com.br


A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, é constituída por instituição instituições de educação superior, básica e/ou profissional. Mas, qual o lugar da pós-graduação em Educação Profissional nesta Rede? Os Programas de Pós-Graduação no Brasil tem como finalidade a produção científica e a formação dos recursos humanos qualificados para o país. Em 2018, a coleta de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior registrou 2.022 mestrados acadêmicos e profissionais; e, 83 doutorados acadêmicos e profissional. Estes produziram, respectivamente, 925.345 dissertações e 288.602 teses. O presente objetivo do trabalho é descrever o histórico dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional, na modalidade acadêmico da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para a elaboração deste trabalho será utilizado o método histórico, conforme Lakatos e Marconi (2003) e a pesquisa documental, de acordo com Gil (2008). Além disso, como fonte será utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações e a Plataforma Sucupira. A partir da análise dos dados, foram detectados que o programa Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; o Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica do Paraná; e, o Ciência, Tecnologia e Sociedade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Paraná estão vinculados à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O grupo de Programas somam 73 teses e 228 dissertações.  A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conta com instituições centenárias e com programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado que investigam em suas produções científicas a Educação Profissional como principal área de estudo.


Palavras-chave: Educação Profissional; Programas de Pós-Graduação; A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA