RESUMO - REFLEXÕES SOBRE O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA ODONTOLÓGICA NO BRASIL

 Karina Regalio Campagnoli*

*UEPG - E-mail: karinaregalio@hotmail.com


Este trabalho pretende problematizar a trajetória histórica da Educação Profissional na área odontológica no Brasil, composta pelos cursos técnicos de Prótese Dentária e de Saúde Bucal, os quais foram reconhecidos formalmente há pouco tempo. O curso de Técnico em Prótese Dentária goza de amparo legal desde 1978 e o curso de Técnico em Saúde Bucal alcançou essa conquista em 2008. Assim, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre o desenvolvimento dessas profissões, especialmente em relação ao percurso histórico desses cursos que foram institucionalizados ao longo do tempo. Além disso, intenciona-se investigar aspectos relacionados às mudanças que a legislação trabalhista trouxe para os profissionais formados nesses cursos, assim como, as melhorias em termos de segurança para os seus campos de trabalho e também em relação à infraestrutura docente necessária para a formação técnica e pedagógica para consolidar essas ocupações em termos educacionais. Com esse intento, foi realizada pesquisa bibliográfica em meios eletrônicos como: Google Acadêmico, SCIELO e Banco de Dissertações e Teses da CAPES. As palavras-chave utilizadas foram: Educação profissional em Odontologia, formação técnica em Odontologia e profissões odontológicas auxiliares. Buscou-se compreender como ocorreu o desenvolvimento da constituição da formação profissional dessas profissões, consultando literatura que abordasse essa temática, além da análise de documentos legais, tanto trabalhistas, quanto dos órgãos de classe que representam essas categorias funcionais. Além disso, também buscou-se compreender esses aspectos por meio do exame das primeiras discussões sobre o desenvolvimento da Educação Profissional da área odontológica, as quais foram realizadas nos Estados Unidos, até chegar à consolidação formal dessas profissões por meio de cursos específicos no Brasil. O referencial teórico está subsidiado pelas contribuições de Freire (1996), Almeida (2003), Medeiros Neta (2016), Vieira e Souza Júnior (2016), entre outros. Constatou-se que a consolidação da Educação Profissional na área odontológica trouxe alguns benefícios para os envolvidos nesse âmbito, pois os estudantes desses cursos tiveram a oportunidade de tornarem-se trabalhadores com direitos reconhecidos em lei, a partir da formalização da profissão, demonstrando assim, a relevância dessa formação institucionalizada específica para essas profissões, classificadas como de nível técnico ou profissional. Além disso, a constituição da Educação Profissional no campo de conhecimento da Odontologia, colaborou para que os pacientes atendidos por esses profissionais, direta ou indiretamente, também tivessem a oportunidade de contar com a segurança e a garantia de uma formação educacional fundamentada por conteúdos sistematizados.


Palavras-chave: Educação profissional em Odontologia; Formação técnica em Odontologia; Profissões odontológicas auxiliares.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA