RESUMO - ROBERTO MANGE, EDUCAR PARA O TRABALHO NO ENSINO INDUSTRIAL BRASILEIRO

 Karoline Louise Silva da Costa*

Olívia Morais de Medeiros Neta

*IFRN - E-mail: karolinepedagoga@gmail.com


Este estudo situa-se no campo da história da educação profissional e objetiva-se investigar as sociabilidades e as práticas do engenheiro-educador Roberto Mange, na primeira metade do século XX no Brasil, no que concerne à relação trabalho e educação. Com isso, evidencia-se Mange como parte da geração de intelectuais, sendo este agente e mediador dos bens simbólicos na sua relação com as concepções: social, político e cultural (SIRINELLI, 2003). Roberto Mange nasceu na Suíça em 1886. Graduou-se em Engenharia na Escola Politécnica de Zurique, em 1910. Foi professor da escola Politécnica de São Paulo, em 1913. Tornou-se pioneiro no Brasil dos métodos racionais para a formação dos trabalhadores e, devido à isso, participou de diversas visitas técnicas ao exterior. Em 1929, viajou para Alemanha com a missão de acompanhar os cursos profissionais dirigidos aos operários das estradas de ferro. Mais tarde, fundou, em 1931, junto à outros especialistas, o Instituto da Organização do Trabalho Racional - IDORT, no qual produziu muitos escritos em prol da constituição do ensino industrial no país. Assim, os indícios evidenciam os lugares de fala de Mange, engenheiro-educador e intelectual, o qual dedicou-se à formação para o trabalho industrial com base nas experiências internacional, em países como a Suíça, Alemanha e os EUA, mediante a utilização de métodos, técnicas e da psicologia industrial, advindos dessas influências. Assim, compreende-se que a sua concepção pedagógica em torno da organização racional do trabalho coadunava com o contexto de produção taylorista, haja vista que defendia um controle eficiente para o desenvolvimento da produtividade no campo industrial.


Palavras-chave: História da Educação; Educação e Trabalho; Intelectual


Comentários

  1. Gostaria de mais informações sobre as fontes utilizadas para acompanhar o pensamento de Roberto Mange e, também, qual o recorte temporal da pesquisa (pretende acompanhar toda a trajetória profissional do sujeito pesquisado?).

    ResponderExcluir
  2. Em sua linha de pesquisa, quais as influências do pensamento de Roberto Mange na educação atual? Como ela (s) se manifestam?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA