RESUMO - TECENDO A TRAJETÓRIA DA DIMENSÃO EXTENSÃO NO IFRN: DA ETFERN A ATUAL INSTITUCIONALIDADE

Fernando de Oliveira Freire*

*IFRN - E-mail: fernando.ofreire@hotmail.com


O princípio educativo-constitucional da indissociabilidade que norteia as universidades, bem como as instituições que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), na forma da Lei nº 11.892/2008, prevê à prática harmônica e integrada das ações de ensino, da pesquisa e extensão, essa última compreendida como práticas acadêmicas que permitem a interação entre a universidade e a sociedade, como meio de estreitar a produção acadêmica e o conhecimento científico às demandas da sociedade. Nessa ceara, este trabalho se propõe a tecer o processo de construção e consolidação da dimensão extensão no IFRN, desde a então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFERN), perpassando pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET/RN), considerando a evolução conceitual da extensão e seu papel na academia. Para a realização desse estudo, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica sobre a temática da extensão e a análise documental, sobretudo, os projetos políticos pedagógicos em vigor nessas institucionalidades. Segundo o arrolamento, a extensão, enquanto ETFERN centrava-se em ações isoladas, de caráter assistencialistas, de apoio a comunidade. Já na institucionalidade CEFET/RN foram identificadas destoantes quanto a prática da extensão, sendo, portanto, estruturada de forma sistêmica e pedagógica a sua articulação com o ensino e a pesquisa. Por fim, na atual institucionalidade, IFRN, deu-se o processo de consolidação da extensão, com objetivos definidos, diretrizes postas, regulamento, diversificado leque de ações e projetos, além de um sistema de registro e acompanhamento dessas ações. Ao final, concluiu-se que a consolidação da extensão no IFRN acompanhou a evolução conceitual e o entendimento dessa prática acadêmica, e que ao lado do ensino e da pesquisa possibilita oportunidades formativas para os alunos, com consequente ganho para sociedade.


Palavras-chave: Extensão; Indissociabilidade; Projeto Político Pedagógico; Comunidade.


Comentários

  1. Olá, Fernando! Por favor, quais dados sustentam a seguinte afirmação: "Ao final, concluiu-se que a consolidação da extensão no IFRN acompanhou a evolução conceitual e o entendimento dessa prática acadêmica, e que ao lado do ensino e da pesquisa possibilita oportunidades formativas para os alunos, com consequente ganho para sociedade".

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    1. Olá caro Francisco Carlos! Grato pela sua reflexão e oportunidade de debatermos nosso trabalho!
      Creio que o termo “consolidado” é muito forte, aponta para algo acabado, em plena realização. Talvez tenha sido muito ousado em empregar tal termo já que em educação nosso fazer e lutas se dão em processos contínuos para atingirmos cada vez mais melhores estágio e qualidades.
      Quando falo de que atingimos um cenário de consolidação é que atualmente (no IFRN) há uma política bem definida do que é extensão, em consonância com atual entendimento do conceito de extensão definido pelo Fórum Nacional de Extensão (FORPROEX), que enxergar a extensão como um fazer acadêmico ao lado do ensino e da pesquisa que traga benefício mútuos para instituição de ensino e a sociedade; atualmente há um regimento próprio da extensão, com diretrizes e atividades definidas (PPP do IFRN e Resolução N° 58/2017), orçamento próprio, sistema de acompanhamento (SUAP), aumento gradativo, a cada ano, de programa e projetos de extensão (CRUZ/2020) o que outrora não havia, eram ações “soltas” de cunho de assistencial às comunidades (PPP ETERN), mas sem a visão de fazer acadêmico, integrado com o ensino e a pesquisa.
      Por fim, quando falamos de possibilidades oportunidades formativas para os alunos, com consequente ganho para sociedade, embora medir os impactos dos programas e ações de extensão desenvolvidas pelo IFRN careçam de maiores estudos, depredemos tal cenário positivo face o entendimento de Freire (1983) em sua Obra Extensão ou comunicação? quanto as possibilidades formativas para os alunos e o entendimento do FORPROEX quanto ao ganho para sociedade: “A extensão universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade”.
      Agradeço mais uma vez pela oportunidade e aberto a maiores discussões.

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