RESUMO - UM ESPAÇO DE CONTROLE E REEDUCAÇÃO PELO TRABALHO: O INSTITUTO DISCIPLINAR PAULISTA
William Kleyton Costa*
Sérgio César da Fonseca
*USP - E-mail: williamkleyton.rp@gmail.com
Este estudo intitulado: “Um espaço de controle e reeducação pelo trabalho: o Instituto Disciplinar Paulista”, tem por objetivo analisar as práticas voltadas à regeneração de menores infratores e em conflito com as leis na cidade de São Paulo, especialmente, entre os anos de 1902 a 1935. Esta pesquisa, de tal modo, encontra-se intimamente atrelada a um projeto maior (em desenvolvimento), no programa de pós-graduação (mestrado) da USP – Ribeirão Preto. Neste aspecto, entendemos a importância do Instituto Disciplinar Paulista enquanto uma importante instituição de controle social de menores delinquentes nos idos da Primeira República, na capital do estado. Trata-se de um estabelecimento de recebimento de meninos, menores de 21 e que teriam, de alguma forma, cometido alguma infração de acordo com as leis vigentes do país. Tendo sido idealizado pelo bacharel e político, Cândido N. N. da Motta, o Instituto acreditava na recuperação de menores degenerados, sobretudo, através do trabalho agrícola e nas oficinas industriais – de tal modo, atingindo certa idade, estes pequenos delinquentes, reformados, estariam aptos ao retorno à sociedade paulista, esta, no que lhe diz respeito, embebida pelos discursos liberais, elitistas e modernizadores – em especial – advindos da Europa.
Palavras-chave: Menores; Instituto Disciplinar Paulista; São Paulo
Excelente tema de pesquisa. Mostra a quantidade de temas que tratam da relação trabalho e educação e que muitas vezes são esquecidos. A pesquisa abre uma grande oportunidade de investigação acerca da cultura escolar nessa instituição. Como faltou falar a respeito da metodologia e das fontes, fiquei curioso a respeito disso.
ResponderExcluirBoa noite, professor. Grato pelo contato. Realmente, professor. Tem sido uma experiência muito bacana. Parti inicialmente de minha formação em História e encontrei no Mestrado em Educação, pela USP Ribeirão Preto, uma oportunidade muito bacana de realizar este link entre História e Educação. Quanto a metodologia e as fontes, sinceramente, falha minha. Metodologicamente nosso trabalho pauta-se por uma análise qualitativa de 5 documentos escritos por Cândido Motta, o idealizador do Instituto. Nestas leituras e análises, procuramos pinçar em suas obras, práticas e dizeres que o colocassem na qualidade de "governador de populações empobrecidas". Pensamos desta forma, pois o Instituto é um estabelecimento muito complexo, colocado numa cidade muito complexa (São Paulo), em uma temporalidade muito conturbada e permeada pelas tensões sociais (a Primeira República). Entre as fontes que utilizamos, destaco: obras do Cândido Motta; Atas da Câmara dos Deputados; jornais (Correio Paulistano, por exemplo); Mensagens enviadas pelos Presidentes de Província; Relatórios de delegados de polícia; revistas médicas e por ai vai.... Forte abraço. Mais uma vez, grato pelo contato!
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