RESUMO - UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES E DESAFIOS VIVIDOS PELOS FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Lucas Cabral Rocha*

Marlene Gabriele Cavalcante da Silva; Evelyne Nunes de Oliveira Galvão

*IFRN - E-mail: lucascabralrocha17@outlook.com


Partindo da compreensão da Educação Profissional (EP) no âmbito legal, de acordo com a lei nº 11.741 de 2008, a EP integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Abrangendo os cursos de educação profissional técnica de nível médio e tecnológica de graduação e pós-graduação. Incluindo, assim, os cursos de licenciatura. A formação de professores para o trabalho perpassa por inúmeros cenários traduzidos nas narrativas das motivações e desafios em meio as lutas para a conquista do objetivo de se tornar professor. Em algumas circunstâncias, a formação docente é interrompida seja pelo senso comum carregado de preconceitos acerca da profissão, seja pela falta de falta de perspectiva, muitas vezes adentradas por conjunturas de falta de investimento na educação pública ou desvalorização cultural do professor no Brasil.  O objetivo desta pesquisa é descrever os fatores que influenciaram os licenciandos do curso de Química do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Ipanguaçu, situado na microrregião do Vale do Açu, a optar por uma licenciatura, assim como alcançar a permanência no mesmo até a conclusão. Buscando levantar os principais desafios e as motivações que os formandos enfrentaram ao longo de sua jornada no ensino superior, esta pesquisa entrevistou uma amostra de 20 concluintes da licenciatura em Química, através da ferramenta Google Docs, que permite que os entrevistados respondam perguntas remotamente. Além disso, os dados da pesquisa foram plotados em gráficos do Microsoft OfficeExcel. Os principais resultados elencaram como fator predominante da motivação para a escolha da licenciatura a “única opção possível de ingresso no ensino superior com a nota obtida”. Um segundo fator de alta porcentagem no quesito dificuldade de permanência foi “necessidade de trabalhar”. Foram observadas narrativas que corroboram para a mudança de postura, mentalidade e visão sobre a profissão ao longo do curso. Assim como, a superação dos desafios. Muitos alunos ingressaram na licenciatura em Química possuindo ideias céticas quanto a se tornar um professor, entretanto as vivências e conquistas alcançadas ao longo do percurso formativo fizeram com que um novo olhar fosse formado por parte dos alunos. É inerente que muitas barreiras do senso comum sejam superadas para que a sociedade tenha uma nova concepção sobre a profissão professor, assim como a aprovação de políticas públicas que proporcionem condições que democratizem a permanência e fomentem a conclusão dos alunos ingressantes do curso de licenciatura em Química.


Palavras-chave: Educação Profissional; Licenciatura em Química; Motivações; Desafios.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA