RESUMO - UM ESTUDO SOBRE O ÊXITO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E INFORMÁTICA DO IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU

Tatiane Fonseca de Melo*

Paulina Alves da Silva; Evelyne Nunes de Oliveira Galvão

*IFRN - E-mail: tatyane_fonseca13@hotmail.com


A educação tem origem na necessidade humana de sobrevivência, considerando que através do ensino-aprendizagem as práticas são passadas de geração em geração. Contudo, a separação entre educação e trabalho só é evidenciada com a divisão da sociedade em classes, o que possibilitou aos donos dos meios de produção, viverem às custas do trabalho de outros. A partir daí, a educação passa a ser dividida em duas modalidades: uma para a classe proprietária e outra para os não proprietários. A primeira, “centrada no letramento, em atividades intelectuais ou militares” e a segunda “visava apenas à continuidade da atividade produtiva, ou seja, do trabalho” (TOMÉ, 2012). Na sociedade contemporânea, a junção das duas modalidades supracitadas se deu com a instauração da educação profissional, que, de acordo com a Lei nº 11.741 de 2008, envolve os cursos de educação profissional técnica de nível médio e tecnológica de graduação e pós-graduação. A educação profissional no Estado do Rio Grande do Norte (RN) passou por um processo de expansão com a criação do Plano de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, do Ministério da Educação. Com isso, os Institutos Federais (IF’s) começaram a se multiplicar pelo interior do Estado no ano de 2006, saindo do total de 2 campi e chegando a 22 campi potiguares até o ano de 2020. Esse fato concretiza a democratização da educação fornecida pela rede federal de ensino, importante na história da educação profissional. O objetivo principal desta pesquisa foi dimensionar o impacto da interiorização dos IF’s no RN, especificamente na vida profissional dos alunos egressos do campus Ipanguaçu. Inicialmente, este estudo fez um levantamento acerca do quantitativo dos discentes formados por ano nos cursos superiores de Licenciatura em Informática e Química. Posteriormente, foi selecionada uma amostra de alunos a serem entrevistados remotamente via plataforma Google Docs. Entre outras questões, a pesquisa continha perguntas acerca do êxito no exercício da profissão e das condições de satisfação atuais. Os principais resultados demonstraram que mais da metade dos egressos estão exercendo as profissões para as quais colaram grau e se encontram satisfeitos com a sua condição atual. Fatos que evidenciam que a educação profissional fornecida pelos IFRN, campus Ipanguaçu é uma ferramenta de ascensão social para jovens que precisariam se deslocar grandes distâncias para ter acesso a esse tipo de formação. A educação é um agente promotor da mudança de realidades e fornecer meios de acesso com equidade é um dever do Estado, conforme consta em vários documentos normativos do Ministério da Educação, inclusive na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9.394 de 1996. Sendo assim, a interiorização dos IF’s no RN foi um passo muito relevante nesse processo de democratização do ensino.


Palavras-chave: Educação Profissional; Interiorização do IFRN; Química; Informática.


Comentários

  1. Olá, boa tarde,
    Os IF's significa um grande avanço na educação, especialmente para as pequenas cidades do interior do RN, não só pela formação profissional, mas também pela formação humana, pela formação consciente, formando cidadãos. Que os IF's possam garantir novos cursos, novas formações, novos profissionais para as futuras gerações.

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