RESUMO - VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: ANÁLISE DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Edilana Carlos da Silva*

Francisco das Chagas Silva Souza

*IFRN - E-mail: edilannacarlos@hotmail.com


O objetivo é discutir a verticalização do ensino no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no período de 2008 ao presente, com ênfase na pós-graduação stricto sensu, promovendo, por conseguinte, um diálogo entre a oferta dos programas, conforme a determinação da Lei nº 11.892/2008, e a possível contribuição para a melhoria do ensino na Educação Básica. Nessa perspectiva, estudamos a organização, sobretudo como está configurada, quais e quantos programas são ofertados e se investem mais na formação continuada de professores ou em outros segmentos de capacitação profissional. Para tanto, realizamos pesquisa exploratória na Plataforma Sucupira e no portal do IFRN para buscarmos informações alusivas aos cursos; documental, a fim de nos apropriar dos atos normativos que regem os programas em estudo, e bibliográfica, a partir de discussões do campo Trabalho e Educação, analisando os dados qualitativamente. Constatamos que a oferta da pós-graduação stricto sensu do IFRN é composta por cinco programas em nível de mestrado (3 profissionais e 2 acadêmicos) e um doutorado (acadêmico). Dos cursos, apenas um não está diretamente relacionado com a área da educação ou ensino. Conclui-se que a produção do conhecimento, bem como as formações pedagógicas, em nível stricto sensu, devem está contribuindo para a melhoria da Educação Básica, haja vista que, subtende-se, docentes, mestres ou doutores, estão mais aptos a formarem alunos com qualidade e criticidade que os que possuem apenas graduações.


Palavras-chave: Instituto Federal do Rio Grande do Norte; Verticalização; Pós-Graduação stricto sensu; Educação Profissional.


Comentários

  1. Olá, Edilana! Quais problemas de pesquisa norteiam a sua investigação?
    Quais dados sustentam a seguinte afirmação: "Conclui-se que a produção do conhecimento, bem como as formações pedagógicas, em nível stricto sensu, devem está contribuindo para a melhoria da Educação Básica"?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RESUMO - A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA