RESUMOS - A ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN: CENÁRIOS, TRAJETÓRIA HISTÓRICA E FEMINIZAÇÃO

 Larissa Maia de Souza*

Avelino Aldo de Lima Neto; Jacques Gleyse

*IFRN - E-mail: larissamaiadesouza@bol.com.br


A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN) é uma unidade acadêmica especializada em Educação Profissional em Saúde (EPT), tendo como propósito desenvolver e aplicar conhecimentos nos níveis de formação inicial e continuada, técnico, graduação e pós-graduação. Nesse contexto, a presente pesquisa objetivou fazer um breve levantamento a respeito da trajetória histórica da ESUFRN, destacando sua importância e pioneirismo como espaço de formação profissional em saúde, visto que é a mais antiga nessa modalidade no Rio Grande do Norte. Originada a partir da Escola de Auxiliares em Enfermagem de Natal (EAEN) sua finalidade inicialmente era atender conjunturas emergenciais de saúde e preencher a demanda profissional neste setor. Ainda hoje se destaca na formação em enfermagem e por possuir um alunato predominantemente feminino, desde sua origem, pretendeu-se também problematizar as causas dessa feminização ao longo da história. A fim de levantar tais discussões foi empregada metodologia de abordagem qualitativa e exploratória com o intuito de proporcionar uma maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito e descrever as características do grupo a ser estudado. O referencial teórico se concentrará na literatura acerca dos estudos de gênero, em diálogo constante com teóricos da Educação Profissional e como resultado, espera-se visibilizar as questões relacionadas ao gênero no contexto da EPT, contribuindo para a sua expansão epistemológica.


Palavras-chave: ESUFRN; Educação Profissional em Saúde; Enfermagem; Feminização; História


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