Confira os resumos do Grupo de Trabalho 01 – "História e Narrativas da Formação para o Trabalho"



• O DESENVOLVIMENTISMO E A EDUCAÇÃO NO BRASIL
• NARRATIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
• TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O ESTAGIO SUPERVISIONADO
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRELAÇOS HISTÓRICOS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
• UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES E DESAFIOS VIVIDOS PELOS FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
• REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS ANOS 1990
• HOMEM/MÁQUINA: FOTOGRAFIA E IMAGINÁRIO MODERNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
• O IDORT E A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO – SÃO PAULO (1932 – 1960)
• HISTÓRIA E NARRATIVAS DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DAS MULHERES DE IPANGUAÇU/RN
• ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERMANÊNCIA DO HISTÓRICO DUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA OU O HORIZONTE DA ESCOLA UNITÁRIA?
• FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPORTÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO À LUZ DOS DOCENTES
• A PRÁTICA DO GUIA DE TURISMO NO SERIDÓ
• ESCOLA NORMAL: UM OLHAR DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
• AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
• HISTÓRIA DA SUA VIDA E OUTRAS CONSIDERAÇÕES: NARRATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA ALFREDO SIMONETTI (MOSSORÓ-RN)
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA E RELAÇÕES DE GÊNERO: HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO DE CIENTÍFICAS
• PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CURSOS DE LICENCIATURA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• MEMÓRIA E HISTÓRIA: A PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
• REFLEXÕES SOBRE O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA ODONTOLÓGICA NO BRASIL
• HISTÓRIA E NARRATIVA DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL
• EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DESENVOLVIDA NO IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE A PARTIR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -PROEJA
• FORMAÇÃO / PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO REALIZADO EM DUAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (RFEPCT)
• O REMETENTE COMO DESTINATÁRIO: A CARTA REFLEXIVA COMO DISPOSITIVO BIOGRÁFICO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
• HISTÓRIA E IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE TURISMO NO IFRN
• O PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO GUIA DE TURISMO
• UM ESPAÇO DE CONTROLE E REEDUCAÇÃO PELO TRABALHO: O INSTITUTO DISCIPLINAR PAULISTA
• AS ESCOLAS DE ESCRIBAS DA ANTIGA MESOPOTÂMIA NOS PRIMÓRDIOS DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
• A INTERIORIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO NO NORDESTE PAULISTA (1889-1930)
• A INTERIORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: BUSCANDO ELEMENTOS PARA POSSÍVEL MAPEAMENTO DOS CURSOS NORMAIS (1908-1958)
• INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA
• O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E A APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO
• MONITORIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO/CE/UFPB (2013-2016): HISTÓRIAS E NARRATIVAS DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE E CIENTÍFICO
• UM ESTUDO SOBRE O ÊXITO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E INFORMÁTICA DO IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Boa tarde a todos e todas! Primeiramente gostaria de parabenizar a organização do evento e também, a todos os autores e autoras dos Resumos desse GT. Podemos observar que os textos tratam de temáticas bastante diversificadas, que revelam problemáticas pertinentes não só para a formação profissional, como também, para a educação, aqui compreendida de forma ampla. Particularmente, gostei muito dos trabalhos que tratam de Histórias e Narrativas de estudantes, graduandos, formadores, alfabetizadoras e monitores (de forma particular, pois também apresentamos 01 resumo sobre a monitoria na disciplina de História da Educação/CE/UFPB). Os resumos revelam a amplitude desses campos de estudos e a importância da discussão teórico-metodológica como formas de consolidação e aprimoramento.
    Que tenhamos ótimas discussões, reflexões e que o evento seja exitoso e enriquecedor!

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    Respostas
    1. Verdade, Kilma! O evento se configura como importante e necessário pois contar, refletir sobre a história das práticas pedagógicas, sobre a história de vida de docentes ou da história dos estabelecimentos podem contribuir com a formação não só pedagógica e científica mas também com a formação cultural de um povo.

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  3. É imprescindível que os educadores busquem ampliar suas formações, para melhor se adequarem a nova realidade de ensino não presencial, mas não podemos cair no esquecimento da historicidade construída no ato pedagógico.

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