Confira os resumos do Grupo de Trabalho 03 - "História e Política das Instituições de Educação Profissional"
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EVOLUÇÕES E RETROCESSOS ANTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PÓS CONSTITUINTE DE 1988
• A TRAJETÓRIA DO INGRESSO DAS MENINAS NOS CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES ATÉ O ATUAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
• HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CULTURA ESCOLAR: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1974-2002)
• MODOS DE PENSAR E FAZER A EJA/EPT NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS: ESTUDO DE UMA TRAJETÓRIA
• PROGRAMA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPLEMENTAÇÃO DO CAMPUS FARROUPILHA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
• VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: ANÁLISE DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
• O TRILHAR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA REDE EPT
• LEGISLAÇÕES QUE REGULAMENTAM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS PAÍSES SIGNATÁRIOS DO MERCOSUL
• O EIXO TEMÁTICO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: NOTAS PRÉVIAS SOBRE OS PRIMEIROS ARTIGOS PUBLICADOS
• TECENDO A TRAJETÓRIA DA DIMENSÃO EXTENSÃO NO IFRN: DA ETFERN A ATUAL INSTITUCIONALIDADE
• AS ESCOLAS PROFISSIONAIS E DOMÉSTICAS EM POUSO ALEGRE E BRAZÓPOLIS EM MINAS GERAIS (1917-1930)
• OFERTA DE CURSOS DE LICENCIATURA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO: DIÁLOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
• MULHER E ESPORTE: INCENTIVO, INVESTIMENTO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO IFRN
• A FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (2010 – 2020)
• A ESER NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE
• A COMPULSORIEDADE DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA MEMÓRIA DE PROFESSORAS DA ETFPA
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CAPITAL: O CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEPS) DO ESTADO DO CEARÁ
• MARCOS HISTÓRICO-LEGAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ENTRE OS ANOS DE 1988 A 2016
• A IMPLANTAÇÃO DO CEFET/CAMPUS NOVA FRIBURGO: UM MARCO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA REGIÃO
• A ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN: CENÁRIOS, TRAJETÓRIA HISTÓRICA E FEMINIZAÇÃO
• OS PRIMEIROS PROFESSORES E ALUNOS DO SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: 1946 A 1961
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRELAÇOS HISTÓRICOS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
• MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS DE DOCENTES: FONTES PARA UMA HISTÓRIA DA ETFPA
• A ESCOLA DOMÉSTICA DE BRAZÓPOLIS: ABORDAGENS SOBRE O CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO FEMININA NAS MONTANHAS MINEIRAS (1927-1965)
• OS 10 ANOS DE PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: OS CAMINHOS (DES)TRILHADOS PARA UM FUTURO (IN)CERTO
• IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DO ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PERÍODO IMPERIAL DO BRASIL E SUAS FONTES DE FINANCIAMENTO
• LICENCIATURAS E A RE(VOLUÇÃO) DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E POLÍTICA NO IFCE CAMPUS CANINDÉ
• MODELO DE COMPETÊNCIAS: GÊNESE E CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
• A HISTÓRIA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FERROVIÁRIA NO PARANÁ
• A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO GOVERNO DILMA (2011 A 2016): TAUTOCRONISMO ENTRE A AMPLIAÇÃO DO PAPEL DO ESTADO E A LÓGICA MERCADOLÓGICA NA OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO ASSISTENCIALISMO À PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
• LEIS ORGÂNICAS DO ENSINO: UM PASSADO DISTANTE (?)
• ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO PIAUÍ: BREVE HISTÓRICO DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA
• FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL: UM ESTUDO EM DOCUMENTOS REGULAMENTADORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS
• A AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS NA ESCOLA TÉCNICA DA UFPR (1991-1993) • UM ESTUDO SOBRE O ÊXITO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E INFORMÁTICA DO IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU
• OS IMPACTOS DA LEI 10.639/03 NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC – CAMPUS FLORIANÓPOLIS (2004-2018): O QUE DIZEM PROFESSORES\AS?
• A FORMAÇÃO DO BAILARINO EM DANÇA CLÁSSICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA
• O PODER DISCIPLINADOR DAS PRÁTICAS ESCOLARES NA MODELAGEM E CONTROLE DE CORPOS E MENTES NA ESCOLA INDUSTRIAL DE NATAL (1939-1954)
• INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SABER HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBIC JR NO IFAM/CAMPUS EIRUNEPÉ (2016 – 2020)
• DAS ESCOLAS DE APRENDIZES E ARTÍFICES AOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA : UM BREVE DELINEAR HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
• UMA HISTÓRIA CENTENÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AS ORIGENS DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
• TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CONCÓRDIA: HISTÓRIAS DE (IN) DISCIPLINA (1965-1975)
• HISTÓRIAS DE (IN)DISCIPLINA: TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA (1965-1975)
• OS ESTUDOS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO RIO GRANDE DO NORTE: POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA
• DA ESCOLA NORMAL À ESCOLA DOMÉSTICA: EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES DA PROFISSIONALIZAÇÃO FEMININA NO RIO GRANDE DO NORTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
• RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO-PROEJA DO IFBA CAMPUS IRECÊ
• BREVE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SÉCULO XXI
• FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONTEXTO HISTÓRICO DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
• A TRAJETÓRIA DO INGRESSO DAS MENINAS NOS CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES ATÉ O ATUAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
• HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CULTURA ESCOLAR: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1974-2002)
• MODOS DE PENSAR E FAZER A EJA/EPT NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS: ESTUDO DE UMA TRAJETÓRIA
• PROGRAMA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPLEMENTAÇÃO DO CAMPUS FARROUPILHA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
• VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: ANÁLISE DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
• O TRILHAR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA REDE EPT
• LEGISLAÇÕES QUE REGULAMENTAM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS PAÍSES SIGNATÁRIOS DO MERCOSUL
• O EIXO TEMÁTICO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: NOTAS PRÉVIAS SOBRE OS PRIMEIROS ARTIGOS PUBLICADOS
• TECENDO A TRAJETÓRIA DA DIMENSÃO EXTENSÃO NO IFRN: DA ETFERN A ATUAL INSTITUCIONALIDADE
• AS ESCOLAS PROFISSIONAIS E DOMÉSTICAS EM POUSO ALEGRE E BRAZÓPOLIS EM MINAS GERAIS (1917-1930)
• OFERTA DE CURSOS DE LICENCIATURA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO: DIÁLOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
• MULHER E ESPORTE: INCENTIVO, INVESTIMENTO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO IFRN
• A FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (2010 – 2020)
• A ESER NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE
• A COMPULSORIEDADE DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA MEMÓRIA DE PROFESSORAS DA ETFPA
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CAPITAL: O CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEPS) DO ESTADO DO CEARÁ
• MARCOS HISTÓRICO-LEGAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ENTRE OS ANOS DE 1988 A 2016
• A IMPLANTAÇÃO DO CEFET/CAMPUS NOVA FRIBURGO: UM MARCO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA REGIÃO
• A ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN: CENÁRIOS, TRAJETÓRIA HISTÓRICA E FEMINIZAÇÃO
• OS PRIMEIROS PROFESSORES E ALUNOS DO SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: 1946 A 1961
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRELAÇOS HISTÓRICOS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
• MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS DE DOCENTES: FONTES PARA UMA HISTÓRIA DA ETFPA
• A ESCOLA DOMÉSTICA DE BRAZÓPOLIS: ABORDAGENS SOBRE O CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO FEMININA NAS MONTANHAS MINEIRAS (1927-1965)
• OS 10 ANOS DE PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: OS CAMINHOS (DES)TRILHADOS PARA UM FUTURO (IN)CERTO
• IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DO ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PERÍODO IMPERIAL DO BRASIL E SUAS FONTES DE FINANCIAMENTO
• LICENCIATURAS E A RE(VOLUÇÃO) DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E POLÍTICA NO IFCE CAMPUS CANINDÉ
• MODELO DE COMPETÊNCIAS: GÊNESE E CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
• A HISTÓRIA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FERROVIÁRIA NO PARANÁ
• A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO GOVERNO DILMA (2011 A 2016): TAUTOCRONISMO ENTRE A AMPLIAÇÃO DO PAPEL DO ESTADO E A LÓGICA MERCADOLÓGICA NA OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO ASSISTENCIALISMO À PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
• LEIS ORGÂNICAS DO ENSINO: UM PASSADO DISTANTE (?)
• ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO PIAUÍ: BREVE HISTÓRICO DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA
• FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL: UM ESTUDO EM DOCUMENTOS REGULAMENTADORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS
• A AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS NA ESCOLA TÉCNICA DA UFPR (1991-1993) • UM ESTUDO SOBRE O ÊXITO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E INFORMÁTICA DO IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU
• OS IMPACTOS DA LEI 10.639/03 NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC – CAMPUS FLORIANÓPOLIS (2004-2018): O QUE DIZEM PROFESSORES\AS?
• A FORMAÇÃO DO BAILARINO EM DANÇA CLÁSSICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA
• O PODER DISCIPLINADOR DAS PRÁTICAS ESCOLARES NA MODELAGEM E CONTROLE DE CORPOS E MENTES NA ESCOLA INDUSTRIAL DE NATAL (1939-1954)
• INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SABER HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBIC JR NO IFAM/CAMPUS EIRUNEPÉ (2016 – 2020)
• DAS ESCOLAS DE APRENDIZES E ARTÍFICES AOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA : UM BREVE DELINEAR HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
• UMA HISTÓRIA CENTENÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AS ORIGENS DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
• TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CONCÓRDIA: HISTÓRIAS DE (IN) DISCIPLINA (1965-1975)
• HISTÓRIAS DE (IN)DISCIPLINA: TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA (1965-1975)
• OS ESTUDOS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO RIO GRANDE DO NORTE: POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA
• DA ESCOLA NORMAL À ESCOLA DOMÉSTICA: EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES DA PROFISSIONALIZAÇÃO FEMININA NO RIO GRANDE DO NORTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
• RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO-PROEJA DO IFBA CAMPUS IRECÊ
• BREVE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SÉCULO XXI
• FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONTEXTO HISTÓRICO DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
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