Grupos de Trabalho
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GT 01 – História e Narrativas da Formação para o Trabalho
• O DESENVOLVIMENTISMO E A EDUCAÇÃO NO BRASIL
• NARRATIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
• TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O ESTAGIO SUPERVISIONADO
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRELAÇOS HISTÓRICOS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
• UM ESTUDO SOBRE AS MOTIVAÇÕES E DESAFIOS VIVIDOS PELOS FORMANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
• REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS ANOS 1990
• HOMEM/MÁQUINA: FOTOGRAFIA E IMAGINÁRIO MODERNO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
• O IDORT E A EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO – SÃO PAULO (1932 – 1960)
• HISTÓRIA E NARRATIVAS DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DAS MULHERES DE IPANGUAÇU/RN
• ENSINO MÉDIO INTEGRADO: PERMANÊNCIA DO HISTÓRICO DUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA OU O HORIZONTE DA ESCOLA UNITÁRIA?
• FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: IMPORTÂNCIA DO PROCESSO FORMATIVO À LUZ DOS DOCENTES
• A PRÁTICA DO GUIA DE TURISMO NO SERIDÓ
• ESCOLA NORMAL: UM OLHAR DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE
• AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
• HISTÓRIA DA SUA VIDA E OUTRAS CONSIDERAÇÕES: NARRATIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA ALFREDO SIMONETTI (MOSSORÓ-RN)
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA E RELAÇÕES DE GÊNERO: HISTÓRIA E REPRESENTAÇÃO DE CIENTÍFICAS
• PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CURSOS DE LICENCIATURA: NARRATIVAS DE ESTUDANTES EM FORMAÇÃO PROFISSIONAL
• MEMÓRIA E HISTÓRIA: A PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
• REFLEXÕES SOBRE O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA ODONTOLÓGICA NO BRASIL
• HISTÓRIA E NARRATIVA DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO INFANTIL
• EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DESENVOLVIDA NO IFRN CAMPUS NATAL ZONA NORTE A PARTIR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS -PROEJA
• FORMAÇÃO / PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES: UM ESTUDO REALIZADO EM DUAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (RFEPCT)
• O REMETENTE COMO DESTINATÁRIO: A CARTA REFLEXIVA COMO DISPOSITIVO BIOGRÁFICO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
• HISTÓRIA E IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE TURISMO NO IFRN
• O PATRIMÔNIO CULTURAL NA FORMAÇÃO INTEGRAL DO GUIA DE TURISMO
• UM ESPAÇO DE CONTROLE E REEDUCAÇÃO PELO TRABALHO: O INSTITUTO DISCIPLINAR PAULISTA
• AS ESCOLAS DE ESCRIBAS DA ANTIGA MESOPOTÂMIA NOS PRIMÓRDIOS DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
• A INTERIORIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO NO NORDESTE PAULISTA (1889-1930)
• A INTERIORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: BUSCANDO ELEMENTOS PARA POSSÍVEL MAPEAMENTO DOS CURSOS NORMAIS (1908-1958)
• INTERAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA
• O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E A APROPRIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO INSTRUMENTOS DE INCLUSÃO
• MONITORIA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO/CE/UFPB (2013-2016): HISTÓRIAS E NARRATIVAS DA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO DOCENTE E CIENTÍFICO
• A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE CUIDADORAS DAS INSTITUIÇÕES DE ALIENAÇÃO CURITIBANAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX GT 02 – Arquivos e Fontes para a História da Educação Profissional
• A FUNÇÃO DO PROFESSOR DA HORA-ATIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
• ESPAÇOS DE MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O CENTRO DE MEMÓRIA DA ETEC SYLVIO DE MATTOS CARVALHO
• O PRODUTO EDUCACIONAL “IMPLEMENTAÇÃO DE UM NÚCLEO DE MEMÓRIA” COMO INSTRUMENTO PARA VALORIZAÇÃO DOS ACERVOS E FONTES DA EPT
• UM ESTUDO DO CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO - DA PROFISSIONALIZAÇÃO COMPULSÓRIA À INTEGRAÇÃO CURRICULAR
• MUSEMEP: ACERVO PRESERVADO, MEMÓRIAS FORTALECIDAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
• AS ORIGENS DO CEDUP HERMANN HERING: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS REGISTROS INTERNOS E IMPRESSOS PRODUZIDOS ENTRE 1973 E 1984
• A REFORMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA A PARTIR DO DECRETO Nº 2.208/1997: ANÁLISE DO ESTADO DO CONHECIMENTO NO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES
• DOCUMENTOS ESCOLARES: UM VALIOSO ARQUIVO PARA A INVESTIGAÇÃO DA FORMAÇÃO DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO
• ENTRE PERCALÇOS E ACERTOS: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO DO IFRN
• OS JORNAIS, AS FOTOGRAFIAS E A LITERATURA MEMORIALISTA: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DOMÉSTICA EM POUSO ALEGRE/MG (1917-1945)
• A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
• O JORNAL COMO FONTE HISTÓRICA E SEU LUGAR DE PRODUÇÃO: PESQUISA NA HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA
• A VULGARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS PARA A CLASSE TRABALHADORA: O CASO DA COLEÇÃO BIBLIOTHECA DO POVO E DAS ESCOLAS (LISBOA-RIO DE JANEIRO, 1881-1913)
• ARQUIVOS, ACERVOS E FONTES PARA A HISTORIOGRAFIA DO SENAC NO BRASIL E NO RN
• A LEI Nº 5.692 DE 1971 E A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO Nº 9.394 DE 1996: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
• COLÉGIO DAS FÁBRICAS: A GÊNESE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BRASILEIRA
• ACERVOS E DOCUMENTOS MUSICOGRÁFICOS DE ALTINO PIMENTA: FONTES PARA A HISTÓRIA DO ENSINO PROFISSIONAL NA ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
• MULHERES E CIÊNCIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO BRASIL
GT 03 – História e Política das Instituições de Educação Profissional
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: EVOLUÇÕES E RETROCESSOS ANTE AS POLÍTICAS PÚBLICAS PÓS CONSTITUINTE DE 1988
• A TRAJETÓRIA DO INGRESSO DAS MENINAS NOS CURSOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES ATÉ O ATUAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
• HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E CULTURA ESCOLAR: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANÍSIO TEIXEIRA (1974-2002)
• MODOS DE PENSAR E FAZER A EJA/EPT NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS: ESTUDO DE UMA TRAJETÓRIA
• PROGRAMA DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A IMPLEMENTAÇÃO DO CAMPUS FARROUPILHA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
• VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECTOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: ANÁLISE DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
• O TRILHAR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA REDE EPT
• LEGISLAÇÕES QUE REGULAMENTAM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NOS PAÍSES SIGNATÁRIOS DO MERCOSUL
• O EIXO TEMÁTICO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: NOTAS PRÉVIAS SOBRE OS PRIMEIROS ARTIGOS PUBLICADOS
• TECENDO A TRAJETÓRIA DA DIMENSÃO EXTENSÃO NO IFRN: DA ETFERN A ATUAL INSTITUCIONALIDADE
• AS ESCOLAS PROFISSIONAIS E DOMÉSTICAS EM POUSO ALEGRE E BRAZÓPOLIS EM MINAS GERAIS (1917-1930)
• OFERTA DE CURSOS DE LICENCIATURA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO: DIÁLOGOS ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
• MULHER E ESPORTE: INCENTIVO, INVESTIMENTO E PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO IFRN
• A FUNDAÇÃO DORINA NOWILL PARA CEGOS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (2010 – 2020)
• A ESER NA FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE
• A COMPULSORIEDADE DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE NA MEMÓRIA DE PROFESSORAS DA ETFPA
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O CAPITAL: O CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (EEEPS) DO ESTADO DO CEARÁ
• MARCOS HISTÓRICO-LEGAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ENTRE OS ANOS DE 1988 A 2016
• A IMPLANTAÇÃO DO CEFET/CAMPUS NOVA FRIBURGO: UM MARCO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA REGIÃO
• A ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN: CENÁRIOS, TRAJETÓRIA HISTÓRICA E FEMINIZAÇÃO
• OS PRIMEIROS PROFESSORES E ALUNOS DO SENAC – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO: 1946 A 1961
• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRELAÇOS HISTÓRICOS DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
• MEMÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E NARRATIVAS DE DOCENTES: FONTES PARA UMA HISTÓRIA DA ETFPA
• A ESCOLA DOMÉSTICA DE BRAZÓPOLIS: ABORDAGENS SOBRE O CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO FEMININA NAS MONTANHAS MINEIRAS (1927-1965)
• OS 10 ANOS DE PROEJA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ: OS CAMINHOS (DES)TRILHADOS PARA UM FUTURO (IN)CERTO
• IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS DO ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DO NORTE
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PERÍODO IMPERIAL DO BRASIL E SUAS FONTES DE FINANCIAMENTO
• LICENCIATURAS E A RE(VOLUÇÃO) DA TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL E POLÍTICA NO IFCE CAMPUS CANINDÉ
• MODELO DE COMPETÊNCIAS: GÊNESE E CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA NO ÂMBITO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
• A HISTÓRIA DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL FERROVIÁRIA NO PARANÁ
• A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO GOVERNO DILMA (2011 A 2016): TAUTOCRONISMO ENTRE A AMPLIAÇÃO DO PAPEL DO ESTADO E A LÓGICA MERCADOLÓGICA NA OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: DO ASSISTENCIALISMO À PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
• A PESQUISA HISTÓRICA SOBRE A REDE FEDERAL DE EPT: PRODUÇÃO ACADÊMICA E OS ‘LUGARES DE MEMÓRIA’’ NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
• LEIS ORGÂNICAS DO ENSINO: UM PASSADO DISTANTE (?)
• ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO PIAUÍ: BREVE HISTÓRICO DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA
• FORMAÇÃO PROFISSIONAL NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO BRASIL: UM ESTUDO EM DOCUMENTOS REGULAMENTADORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS
• A AMPLIAÇÃO DA OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS NA ESCOLA TÉCNICA DA UFPR (1991-1993) • UM ESTUDO SOBRE O ÊXITO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E INFORMÁTICA DO IFRN, CAMPUS IPANGUAÇU
• OS IMPACTOS DA LEI 10.639/03 NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC – CAMPUS FLORIANÓPOLIS (2004-2018): O QUE DIZEM PROFESSORES\AS?
• A FORMAÇÃO DO BAILARINO EM DANÇA CLÁSSICA E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA
• O PODER DISCIPLINADOR DAS PRÁTICAS ESCOLARES NA MODELAGEM E CONTROLE DE CORPOS E MENTES NA ESCOLA INDUSTRIAL DE NATAL (1939-1954)
• INICIAÇÃO CIENTÍFICA E SABER HISTÓRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO PIBIC JR NO IFAM/CAMPUS EIRUNEPÉ (2016 – 2020)
• DAS ESCOLAS DE APRENDIZES E ARTÍFICES AOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA : UM BREVE DELINEAR HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DESSAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
• UMA HISTÓRIA CENTENÁRIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AS ORIGENS DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE
• TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CAMPUS CONCÓRDIA: HISTÓRIAS DE (IN) DISCIPLINA (1965-1975)
• HISTÓRIAS DE (IN)DISCIPLINA: TECENDO A HISTÓRIA DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS CONCÓRDIA (1965-1975)
• OS ESTUDOS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE ENSINO RELIGIOSO DO RIO GRANDE DO NORTE: POR UMA FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA
• DA ESCOLA NORMAL À ESCOLA DOMÉSTICA: EXPECTATIVAS E POSSIBILIDADES DA PROFISSIONALIZAÇÃO FEMININA NO RIO GRANDE DO NORTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX
• A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
• RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO-PROEJA DO IFBA CAMPUS IRECÊ
• BREVE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO SÉCULO XXI
• FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONTEXTO HISTÓRICO DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES
GT 04 – Intelectuais e historiografia da Educação Profissional
• ENTRE EUROPEÍSMOS E AMERICANISMOS: IMPORTAÇÃO DE MODELOS E CIRCULAÇÃO DE IDEIAS NA CONSTITUIÇÃO DO ENSINO INDUSTRIAL NO BRASIL NOS ANOS DE 1930 A 1946
• A INAUGURAÇÃO DA ESCOLA TÉCNICA NACIONAL: UM ESTUDO A PARTIR DO DISCURSO DO INTELECTUAL GUSTAVO CAPANEMA (1944)
• ABEL JUVINO DE PAES BARRETO: UM ENGENHEIRO-EDUCADOR NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DE NATAL (1909–1937)
• A RECUSA DA ESCOLA E A SAUDADE DO ENGENHO
• ROBERTO MANGE, EDUCAR PARA O TRABALHO NO ENSINO INDUSTRIAL BRASILEIRO
• APRÍGIO GONZAGA E OSCAR WANDERLEY - VISÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL
• ENGENHEIROS EDUCADORES NO INÍCIO DO ENSINO INDUSTRIAL NO BRASIL
• CRÍTICA DAS REPRESENTAÇÕES HISTORIOGRÁFICAS SOBRE O ENSINO PROFISSIONAL ESTADUAL
• PRODUÇÃO ACADÊMICA EM PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA APOIADA NA ANÁLISE DE CONTEÚDO
• FERNANDO DE AZEVEDO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: AS INTERFACES COM O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
• “AO CORRER DA PENA”: A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PENSAMENTO DO INTELECTUAL FRANCISCO LINS
• EJA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
• O ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL (1937-2005): UMA REVISÃO HISTORIOGRÁFICA A PARTIR DA OBRA DE LUIZ ANTÔNIO CUNHA
• O LEGADO EDUCACIONAL DE MARX E ENGELS E A PEDAGOGIA SOCIALISTA: UMA APROXIMAÇÃO COM O ENSINO MÉDIO INTEGRADO
• ENTRE LINHAS DE PESQUISAS, ESCRITAS DE REVISTAS E PÁGINAS DE DISSERTAÇÃO: TRAJETÓRIA INTELECTUAL DA PROFESSORA MARIA DA CONCEIÇÃO SOUSA DE CARVALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (1974-1995)
• NARRATIVAS SOBRE AS ESCOLAS DE APRENDIZES NO BRASIL: UM BREVE BALANÇO HISTORIOGRÁFICO
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